quarta-feira, 8 de março de 2017

Personal Shopper (2016)


Aparentemente o bem sucedido anterior filme de Olivier Assayas, Clouds of Sils Maria, igualmente protagonizado por Kristen Stewart (num papel que até é bastante semelhante ao aqui presente), criou uma ligação entre realizador e actriz que se transportou, e muito bem, para Personal Shopper. Kristen Stewart é a assistente de uma socialite de Paris, responsável por comprar a sua roupa e acessórios, para que nada lhe falte. Este é o "cenário" da trama, que serve apenas de veículo uma vez que o âmago do filme nada terá que ver com isso. A sua personagem está a tentar contactar o irmão, falecido há muito pouco tempo, numa espécie de demanda surreal em busca de uma paz interior que poderá não existir. Assayas é hábil no desenvolvimento da sua personagem principal, num filme tecnicamente evoluído. O realizador convida o espectador a exercer um certo voyeurismo sobre a trama, invadindo a privacidade da personagem que, de forma crédula, se entrega a qualquer manifestação que tenha dificuldade em justificar. E isso é, além de original e interessantíssimo, executado na perfeição, com a introdução de elementos de horror criativos e misteriosos. É difícil dizer que Personal Shopper é um grande filme. Afinal de contas não passa de uma pequena reflexão, ao de leve, sobre a dor de perder alguém que se ama, mas guarda sem dúvida um belo espaço na retina de quem o vê. 

Porque é bom: A sensibilidade e procura de respostas na insuportável dor provocada pela perda de alguém querido, filme de forma voyeurista e surreal.

Porque é mau: Apesar de ser um filme tecnicamente evoluído e sensível, não passa de uma pequena reflexão, ao de leve, sobre a dor de perder alguém que se ama.

Sem comentários: