segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Especial 7 filmes de terror para a noite de Halloween

Para homenagear o momento do ano em que mais se fala de cinema de terror, esta importada noite das bruxas (que por cá já é pão por Deus há muitos mais anos), decidimos sugerir 7 filmes de terror, de entre 7 subgéneros que pintam o enorme espectro que é o género do terror. Como de subgéneros está o horror cheio, para o ano haverá mais por esta altura. Boa cerimónia!

#1 O Slasher - The Texas Chainsaw Massacre (1974)

Um clássico é sempre um clássico e neste subgénero caberiam muitos outros, de Halloween ao remake de The Hills Have Eyes. Texas Chainsaw Massacre é pioneiro no slasher, ainda derivativo do terror exploitation, que coloca um grupo de amigos de visita ao Texas rural nas mãos de uma sádica família canibal. Ao estilo documentário, criativo e curiosamente artisticamente bem realizado, este massacre é claustrofóbico, intenso, perturbador e violento, com um toque low budget que ao invés de lhe retirar credibilidade acrescenta-lhe realismo. Além disso, de entre Freddy Krueger, Jason ou Michael Myers, entre outros, a brutalidade da figura aqui antagonista, Leatherface, de serra eléctrica descomprometida na mão, é produto de horror impotente imediato irresistível.


#2 O Assombrado - The Haunting (1963)

Para o subgénero sobrenatural decidimos escolher mais um clássico. Em The Haunting, um psicólogo convence um grupo de estranhos a participar numa experiência numa mansão pretensamente assombrada, procurando demonstrar a existência do paranormal. Não demora muito tempo até que o realizador Robert Wise entre na cabeça do espectador com a dúvida da existência de algo sobrenatural na mansão através de alguns fenómenos inexplicáveis. O preto e branco é eficaz no seu misterioso trabalho (o que se esconderá atrás de cada porta ou por baixo da lareira...) e a atmosfera gótica que se vive na mansão é algo de apaixonante.



#3 O Slow Burner - The House of The Devil (2009)

Não nos cansamos de elogiar The House of The Devil, de Ti West, um filme de terror recente que consegue lugar próprio junto dos grandes filmes do género. Insere-se num subgénero de terror lento, construído passo a passo de forma misteriosa até atingir um glorioso climax que compensa toda a espera que tivemos a observar uma jovem babysitter numa mansão cuja missão é estar a postos para cuidar de uma idosa que nunca chega a sair do quarto... A atmosfera anos 80, com uma excelente realização e cinematografia, fazem deste um portento do género. Em alternativa, o recente The Invitation fará igualmente as delícias dos espectadores que não se importam de ser recompensados com um grande final.


#4 O Exploitation - Cannibal Holocaust (1980)

É o filme exploitation por excelência, com gore visceral e literalmente real. Ruggero Deodato não poupou as imagens chocantes que exibe no seu falso documentário acerca de uma equipa de realização que desaparece quando procura filmar uma tribo canibal sem escrúpulos na densa Amazónia. É certo que há imagens que pertencem ao reino dos efeitos especiais (toda a violência humana), mas os animais mortos, os órgãos, tudo isso é real e continua tão chocante como quando foi lançado, tendo mesmo o realizador sido condenado pelo crime de obscenidade. É um filme difícil de ver, capaz de deixar qualquer um maldisposto com a sua audácia. Alternativamente neste subgénero a sugestão vai para The Last House on The Left (1972) de Wes Craven.


#5 O Demoníaco - Rosemary's Baby (1968)

Considerado por muitos o melhor filme de terror de sempre, Rosemary's Baby, de Polanski, cria as bases que viriam a ser usadas em muitos filmes de terror no futuro. Uma errática, compulsiva e eficaz Mia Farrow interpreta uma jovem que, com o seu marido, se muda para um novo apartamento repleto de vizinhos suspeitos, que irão dar azo a uma série de paranóias quando a nossa personagem descobre que está grávida. Aqui o oculto, o satanismo, o terror psicológico e o horror corporal fundem-se numa constante aura de desconforto e mistério que eficazmente passa do écrã para o espectador.


#6 O Home Invasion - You're Next (2011)

Se dentro do subgénero home invasion You're Next é um dos melhores de sempre, dentro do terror em geral é sem dúvida um dos melhores e mais interessantes dos últimos anos. Energético, violento, carismático e cheio de humor negro, Adam Wingard transforma um encontro familiar numa banho de sangue quando um grupo de criminosos começa a interferir com esta casa isolada. É gratificante assistir a You're Next, acompanhando a sua inesperada heroína numa corajosa remontada contra os invasores, carregada de ironia e humor negro que só podia dar certo. Em alternativa, o também recente The Strangers cumpre o papel.


#7 O Série B - Evil Dead (1981)

Há poucos filmes tão assustadores e satisfatórios como a fantástica banhada série B realizada por Sam Raimi no ínicio dos anos 80. Aqui um grupo de jovens vai passar uns dias a uma casa velha de madeira perdida no bosque, apenas para descobrir um passado de forças ocultas que não tardará a estragar-lhes os planos. Os efeitos especiais, totalmente práticos (maquilhagem e plástico com fartura) são um regalo para os olhos, num misto de terror e comédia, tão fabulosamente exagerados, assim como a violência que transportam, que são só por si um marco. Isto aliado a uma realização amadoresca e interpretações duvidosas fazem deste o filme de terror série B por excelência, provavelmente a mais perfeita sugestão para uma noite de horror com um grupo de amigos.


Sem comentários: