sábado, 8 de fevereiro de 2020

Especial Óscares 2020 - Previsões, preferências, ausências e curiosidades - The Fading Cam

2020, um ano atípico para os Óscares. Categorias muito renhidas, difíceis de prever, e bons filmes no geral que acabaram por ditar o afastamento de potenciais nomeados devido à verdadeira competição que existe. Vemos isso principalmente nas categorias masculinas para melhor actor e actor secundário onde nomes como Robert De Niro, Adam Sandler, Christian Bale, Robert Pattinson, Willem Dafoe não couberam. Noah Baumbach, Robert Eggers ou Clint Eastwood não couberam na realização. Depois temos o fraquíssimo Little Women, que parece preencher a quota feminina nos nomeados quando vimos Florence Pugh num papel muito melhor em Midsommar ou uma Margot Robbie indubitavelmente superior em Once Upon a Time in Hollywood que em Bombshell. Pena que Hollywood ainda veja o cinema em feminino reduzido à condição de se ser mulher. Faltava uma Kathryn Bigelow para salvar isto...

As Notas do Fading Cam aos nomeados para Melhor Filme:

1917

Once Upon a Time In... Hollywood

Jojo Rabbit

Little Women

The Irishman

Joker

Marriage Story

Ford V Ferrari

Parasite


As previsões, preferências e potenciais surpresas:

Óscar de melhor filme:
Quem vai ganhar - Joker ou 1917
Quem deveria ganhar - Once Upon a Time In... Hollywood
Quem pode fazer uma surpresa - Once Upon a Time In... Hollywood



Não é fácil antecipar quem será o grande vencedor da noite... Se olharmos para a tendência das cerimónias que que antecedem os Óscares 1917 deverá ganhar o Óscar. Por outro lado Joker é de longe o filme mais popular do ano. Será justo algum deles vencer a estatueta de melhor filme? Não. Por muito que a técnica de 1917 e a popularidade de Joker sejam invencíveis, o melhor filme do ano é Once Upon a Time... in Hollywood! É irritante o quanto Tarantino consegue sempre subir a fasquia e primar pela originalidade dentro da sua própria filmografia. Cada cena amadurece no espectador depois de ver o filme. Nada é por acaso. Num cerimónia que é um hino a Hollywood, Tarantino deveria ganhar finalmente o Óscar de melhor filme.




Óscar de melhor realizador:
Quem vai ganhar - Sam Mendes (1917)
Quem deveria ganhar - Quentin Tarantino (Once Upon a Time In... Hollywood)
Quem pode fazer uma surpresa - Bong Joon Ho (Parasite)



Não é o primeiro a utilizar o long shot, mas é o primeiro que o faz de forma útil e lógica, ao contrário das danças coreografadas rídiculas de Birdman. Sam Mendes mostra o que é levar os limites da técnica (e do orçamento) para criar a experiência de entretenimento mais imersiva do ano. Mas será isso a sétima arte? Tarantino tem ao longo da sua carreira sido mais reconhecido pelos seus pares mais como argumentista do que como realizador, e Once Upon a Time... in Hollywood é o momento certo para Tarantino finalmente levar a estatueta de melhor realizador. Não deverá acontecer. O sul-coreano Bong Joon Ho também seria um justo vencedor. Parasite é uma lição gender fluid, piadas à parte, com uma fluidez de género difícil de concretizar que vai desde a comédia ao thriller, passando pelo horror e o drama de família. Parasite é um portento.




Óscar de melhor actriz principal:
Quem vai ganhar - Renée Zellweger (Judy)
Quem deveria ganhar - Scarlett Johanson (Marriage Story)
Quem pode fazer uma surpresa - Saoirse Ronan (Little Women)


Muito difícil de prever. Tudo indica que a grande vencedora seja Renée Zelweger, mas se assim for então essa é a prova que 2020 foi um ano particularmente fraco no feminino. Parece difícil de acreditar mas é a primeira vez que Scarlett Johansson está nomeada para Óscar, e logo com uma nomeação dupla em Marriage Story e Jojo Rabbit. É ela a justa vencedora. Marriage Story é um filme de actores, que vive deles e para eles. Aproximando-se do registo de teatro (curiosa a profissão da actriz no filme), Johansson entrega monólogos com um misto de sensações raros de encontrar. Que leve a estatueta.



Óscar de melhor actor principal:
Quem vai ganhar - Joaquin Phoenix (Joker)
Quem deveria ganhar - Leonardo DiCaprio (Once Upon a Time... in Hollywood)
Quem pode fazer uma surpresa - Adam Driver (Marriage Story)


Este parece ser o Óscar mais fácil de prever da noite, e não será mal entregue a a Joaquin Phoenix, mas tal como aconteceu com DiCaprio em Revenant, Phoenix vai ganhar o Óscar pelo filme errado (Walk the Line). DiCaprio é uma delícia em Once Upon a Time. Tarantino consegue arrancar do actor toda uma gosma desleixada que desfaz o seu estereótipo de menino bonito e o torna num canastrão com sentimentos difíceis de expor em tela. Por outro lado, Adam Driver é uma estrela em ascensão. Tal como Scarlett Johansson, Adam Driver tem uma interpretação imaculada, na redoma teatral que é Marriage Story. Ficaria muito bem entregue. Numa categoria onde não há espaço para De Niro, todos os nomeados deveriam poder levar uma estatueta dourada.



Óscar de melhor actriz secundária:
Quem vai ganhar - Laura Dern (Marriage Story)
Quem deveria ganhar - Kathy Bates (Richard Jewel)
Quem pode fazer uma surpresa - Qualquer nomeada


Nenhuma das interpretações nomeadas é particularmente impressionante, mas Laura Dern parece partir em vantagem se olharmos para os Golden Globes e os Bafta. Não é que Kathy Bates seja soberba em Richard Jewel, mas a actriz que já ganhou em 1991 com Misery, em boa justiça, deveria aqui repetir a gracinha com o seu papel no filme de Clint Eastwood que inexplicavelmente parece ter sido esquecido nas outras categorias. Falta a nomeação de Margot Robbie em Once Upon a Time. Ganhava.






Óscar de melhor actor secundário:
Quem vai ganhar - Brad Pitt (Once Upon a Time... in Hollywood)
Quem deveria ganhar - Al Pacino (The Irishman)
Quem pode fazer uma surpresa - Joe Pesci (The Irishman)


É provavelmente a categoria mais renhida, apesar de Brad Pitt ser o favorito. Tudo interpretações de peso onde Tom Hanks talvez devesse até ser substituído nos nomeados por Sam Rockwell e o seu papel em Richard Jewell. Brad Pitt nunca venceu um Óscar por interpretação (apenas por produtor em 12 Years a Slave), mas como é que podemos dizer que é um justo vencedor quando Al Pacino e Joe Pesci fazem o que fazem em The Irishman? Em particular Al Pacino como Jimmy Hoffa é um elogio ao acting. Pacino é talvez o melhor actor vivo. Atibuam-lhe prémios antes que seja tarde demais e fique na história como o seu único Óscar ter sido ganho com Perfume de Mulher...




Óscar de melhor argumento original:
Quem vai ganhar - Once Upon a Time... in Hollywood
Quem deveria ganhar - Once Upon a Time... in Hollywood
Quem pode fazer uma surpresa - Marriage Story ou Parasite


Tudo bons argumentos, mas Tarantino deverá levar outra vez para casa o prémio de melhor escriba. Em Once Upon a Time nenhuma cena está a mais ou acontece por acaso. Tarantino é um mestre a escrever personagens e prova-o mais uma vez. Por outro lado, o realismo contemporâneo de Marriage Story ou a fluidez de género cinematográfico de Parasite podem dar-lhes a distinção.







Óscar de melhor argumento adaptado:
Quem vai ganhar - Joker
Quem deveria ganhar - The Irishman
Quem pode fazer uma surpresa - Little Women



Deveria ganhar The Irishman, mas vai ser Joker. A popularidade inabalável deste anti filme de super heróis deverá entregar-lhe o prémio, numa narrativa que curiosamente vai buscar as suas principais influências ao cinema de Scorsese, como Taxi Driver ou The King of Comedy. Mais curioso ainda é o statement anti-Marvel de Scorsese em 2020. Irónico que o veterano realizador, que realiza o argumento assinado por Steven Zaillian, perca o Óscar de melhor argumento adaptado precisamente para um filme da Marvel que vai buscar inspiração às suas próprias ideias. Little Women também pode vencer por motivos extra-cinema...



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