sexta-feira, 25 de março de 2016

Especial 5 Filmes para ver na Páscoa

No fim de semana de Páscoa somos ano após ano presenteados por uma programação televisiva recheada de filmes religiosos e bíblicos. A variedade não é enorme e acabamos por ver sempre os mesmos clássicos. A verdade é que talvez esses acabem mesmo por ser os melhores filmes dentro do limitado tema e para os ver basta ligar a televisão. Neste artigo especial vamos evitar Ben-Hur, Quo Vadis ou The Ten Commandments e sugerimos uma lista mista de 5 filmes, entre clássicos de época, comédia, aproximações mais modernas e um recordar de clássicos que já não têm carta branca para passar na televisão. 

Sugestão #1 - The Passion Of The Christ

Era inevitável. A Paixão de Cristo de Mel Gibson é já um clássico. Muito criticado e ao mesmo tempo aplaudido, esta provavelmente a mais realista, violenta e visceralmente eficaz adaptação das últimas horas da vida de Cristo ao cinema, e a sua caminhada para a cruz que o próprio carregou. É a história que todos conhecemos mas que nunca pensámos ver, aqui sem qualquer filtro. É ousado e cinematograficamente brilhante. Pode ser considerado de mau gosto, mas é tecnicamente irrepreensível e dá um soco no estômago no que toca à aproximação do espectador à história de Cristo.


Sugestão #2 - Life of Brian

Provavelmente a melhor comédia já feita à volta de Cristo vem da cabeça dos Monty Python. Conta a história de Brian, um sujeito que nasceu no estábulo ao lado de Cristo e passa a sua vida a ser confundido com o Messias. Life of Brian faz uma sátira brilhante, recheada de humor negro a roçar a provocação e é, em última análise, um dos maiores poços de gargalhadas que já se fizeram.






Sugestão #3 - La Passion de Jeanne d'Arc

Considerado por muitos como o filme que oferece a melhor interpretação de sempre de uma actriz, Maria Falconetti, a Paixão de Joana d'Arc é um daqueles filmes que já não tem permissão para passar na televisão do Séc. XXI. Filme mudo de 1928, realizado pelo lendário Carl Dreyer, demonstra e reflecte sobre o julgamento eclesiástico da heroína francesa sob a acusação de heresia e travestismo, recusando-se a usar roupas femininas. O olhar de Maria Falconetti é avassalador, e captura o espectador com toda a sua intensidade enquanto observamos os padres ingleses acusar e questionar Joana. O final já o conhecemos. É um filme absolutamente obrigatório, um dos melhores de sempre, que deve ser visto à primeira oportunidade.


Sugestão #4 - The Prince of Egypt

Talvez o filme de animação mais equilibrado que já se fez com temática bíblica, conta a já conhecida história de Moisés, a sua juventude ao lado do irmão Ramsés, Imperador do Egipto, o seu diálogo com Deus e a libertação dos israelitas enquanto escravos egípcios. É um filme apelativo e cativante, que procura afastar-se da atmosfera maçuda que tantas vezes condena os filmes de temática religiosa, tornando a história do êxodo liderado por Moisés numa grande aventura. Ideal para ver com toda a família.




Sugestão #5 - Noah 

Com crítica no The Fading Cam em http://thefadingcam.blogspot.pt/search/label/Noah

Talvez o mais inesperado nome desta diversificada lista, Noé é um filme recente e moderno que será certamente uma boa escolha para o fim de semana de Páscoa. Realizado por Darren Aronofsky (Black Swan, Requiem for a Dream), é uma interessante aproximação à história da arca de Noé que aproveita a sua direção aventureira e semi-blockbuster para introduzir alguns elementos filosóficos e algo psicadélicos numa história onde isso não se esperava. Não é nenhum obra-prima, mas está longe de ser mau como se disse quando saiu nos cinemas e com o tempo só tem amadurecido para muito melhor. É original dentro do tema e tem momentos estranhamente fascinantes o que o torna uma mas mais seguras e equilibradas apostas no que toca ao cinema mais recente para ver na Páscoa.

Sem comentários: