terça-feira, 30 de outubro de 2018

Especial Halloween: 8 Filmes de Terror recentes para vários gostos para ver na Noite das Bruxas

Ao elaborar a presente lista procuraram-se propostas variadas dentro do enorme espectro de géneros e sub-géneros do cinema de terror. Procurou-se ainda o foco no cinema de terror mais recente, vindo um pouco de todo o Mundo, e que por um motivo ou outro escapou aos holofotes e à atenção de muitos fãs do género. Nesta lista de sugestões vamos da Japão ao Irão, passando pela Europa e pelos Estados Unidos. Esperemos que seja do agrado e que seja um exercício que sirva, pelo menos, para memória futura. Bons sustos!

# 1 A Masterpiece - Hereditary (EUA)

É a única excepção à regra desta lista, no que diz respeito a ter escapado à atenção dos fãs do género. Simplesmente Hereditary é um filme de terror demasiado importante nos anos recentes para não ser mencionado. Um slow-burner de terror familiar que vai gelando o espectador em crescendo, para um climax arrasador. Raramente o ambiente de horror foi tão bem capturado em cinema. Hereditary fica nos compêndios do género ao lado de títulos como Rosemary's Baby ou o Exorcista.



# 2 O Romance de Horror - Piercing (EUA)

Filme de terror sexual provocatório, Nicolas Pesce inspira-se no mesmo romance que inspirou Audition, o clássico de Takashi Miike. Dotado de uma atmosfera onírica retro, e encerrada no diálogo corporal e emocional dos seus dois protagonistas, Piercing é um filme esteticamente belíssimo, uma guloseima cinematográfica que em nada obedece às regras de género. Com Mia Wasikowska e Christopher Abbott.





# 3 O Found-Footage - Gonjiam: Haunted Asylum (Coreia do Sul)

É provavelmente o filme mais assustador de forma directa desta lista. Aproveitando o bom momento que o terror sul-coreano atravessa, Gonjiam é um found footage diferente e aperfeiçoado que consegue ter uma atmosfera de constante sobressalto perante a negação dos seus protagonistas, em comunhão com os espectadores. Um grupo de voluntários participantes num web-show em directo que se dedica a explorar locais assombrados decide visitar um asilo abandonado. A ausência de banda sonora e o cenário quase falam por si, mas será que tudo o resto é produto da imaginação?



# 4 O Silencioso - Hush (EUA)

Antes de A Quiet Place vários filmes brincaram com o conceito de silêncio para mexer com o espectador. Um desses filmes, bem recente (pode ser visto na Netflix) é Hush. A sua protagonista, uma escritora surda, é atacada por um homem mascarado na sua moradia algures no campo. Hush é um original home-invasion que joga com o silêncio e a imagem para confundir o espectador, juntamente com a protagonista. O resultado é um pequeno filme de terror eficaz e satisfatório de baixo orçamento que irá deliciar certamente na noite de Halloween.




# 5 O Cómico - One Cut of the Dead (Japão)

Dotado de uma estrutura invulgar, One Cut of the Dead é um original meta-filme sobre o género de terror e sobre a aselhice que por vezes existe por trás das produções mais amadoras, piscando o olho a cineastas como Ed Wood, mas também a Romero ou Wes Anderson. Abrindo com um long-take de 37, esta é uma carta de amor de entretenimento eficaz, desprovida de segundas intenções, ao género de terror e à paixão de o fazer. Para ver com os amigos, rir à gargalhada e apreciar a ousadia da sua estrutura.



# 6 O Visceral - Hagazussa: A Heathen's Curse (Alemanha)

É o filme mais pesado desta lista, e provavelmente indicado para um determinado tipo de público longe do mainstream. Com takes longos e uma quase ausência de diálogo, Hagazussa será infelizmente visto pela maioria como aborrecido, mas aqueles que desejem enfrentar o seu mal não irão sair desiludidos. Focando-se no dia a dia da filha de uma bruxa que vive sozinha longe da comunidade, no século XV, Hagazussa é uma experiência visceral e sensorial. Com uma banda sonora atmosférica e desconcertante, e uma realização esteticamente criativa, carregada de simbologia, o sentimento de agonia e mal invade o espectador, que no climax do filme terá dificuldade em segurar as entranhas.



# 7 O Sobrenatural - Under the Shadow (Irão)

Uma belíssima surpresa vinda do Irão, Under the Shadow apresenta uma premissa clássica de espírito demoníaco presente numa casa piscando o olho aos terrores juvenis de filmes como Babadook. No entanto, além da brilhante execução técnica, Under the Shadow apresenta um cenário original raramente visto por cá, numa Teerão alvo de bombardeamentos Iraquianos em plena guerra nos anos 80 como pano de fundo, explorando as suas vicissitudes sociais e culturais, aliadas ao imaginário do horror persa, que é também a língua na qual é falado o filme.



# 8 O Bucólico - The Noonday Witch (República Checa)

The Noonday Witch, produção checa que dá pelo nome original de Polednice, não é nenhuma obra-prima, mas é um filme cinematograficamente superior capaz de transportar o espectador para um Verão quente através da sua palete amarelada pelos campos de trigo e relações bucólicas inter-personagem, quando mãe e filha decidem mudar-se para o interior, terra de lendas e folclores locais  da Europa de Leste irão manipular o seu imaginário e deixar o espectador a espaços, relaxado pelo seu cenário e desconfortável pelo seu mistério. 

Sem comentários: